domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dar

Dou-te :

"Dar é a mais elevada expressão de poder . No próprio acto de dar comprovo a minha força, a minha riqueza, o meu poder. Esta experiência de vitalidade e poder reforçados enche-me de alegria. Sinto-me a transbordar, a gastar , vivo, e, por isso, alegre. Dar proporciona mais alegria do que receber, não por ser uma privação mas porque o acto de dar se torna uma expressão da minha vitalidade.
(...) o amor é sobretudo dar e não receber.(...)
O que é que uma pessoa dá a outra? Dá-se a si mesma, dá o bem mais preciso que tem - a sua vida. Isto não quer necessariamente dizer que sacrifique a sua vida por outrem, mas que dá aquilo que está vivo em si: dá-lhe a sua alegria, o seu interesse, a sua compreensão, os seus conhecimentos, o seu humor, a sua alegria - todas as expressões e manifestações daquilo que está vivo em si. Dando assim a sua vida, enriquece a outra pessoa, aumentando a vitalidade dela por estar em contacto com a sua própria vitalidade."



"A Arte de Amar" de Erich Fromm

Sem comentários: