sexta-feira, 23 de novembro de 2007

antes de começar


- tu também te mexes como as pessoas?!
- chiu!
- E eu que julgava que so eu é que podia mexer-me!
- Eu também julgava que era a única que podia mexer-me!
- E nunca sentiste a puxar por ti, todas as noites?!
- É que eu julgava que era o homem que puxava por mim!
- E tu? puxaste por mim alguma vez?
- Nunca...nunca experimentei puxar por ti..Eu tinha pena, se ao puxar por ti, tu não te mexesses. por isso nunca experimentei!..
- Se eu soubesse que tu eras como eu!
- Se eu soubesse que tu também eras assim!
- A culpa é tua! Eu bem que puxei por ti , todas as noites!
- E eu que não sabia que eras tu. tu não imaginas como sou timida..
- Não há razão. Não está ninguém a ver.faz algum mal?
- Mas se vissem ?
- Não podem ver!
- Tu tens a certeza que não te podes enganar?- As pessoas é que se enganam! Nós os bonecos, nunca nos enganamos!!!
- A dizer a verdade, eu nunca me enganei...Mas nunca faço nada porque tenho medo de me enganar!
- (a ralhar)Pareces mais uma menina do que uma boneca!!
- E não dizes nada mal!!..Pois quantas vezes eu me esqueço de que sou uma boneca e me ponho a pensar, exactamente como se fosse uma menina!
- (ri) Isso é mesmo de boneca!
- Mas que queres que eu faça? eu sou assim..Não fui eu que me fiz!..E tu também não podes falar!..Tu levantas-te quando te apetece e mexes-te à tua vontade, como se fosses uma pessoa..e isto, para um boneco parece a mias!..
- És mesmo parvinha de todo! Então tu não sabes minha estupidazinha, que um boneco quando não está ninguém a ver se mexe à sua vontade?
- Já me quis parecer isso...tenho pensado muito a esse respeito..mas a certa altura começa-me a doer a cabeça e nc consegui ate hoje, pensar esse assunto até ao fim!
- Ouve lá! Porque é que falas tão baixo? A tua voz não dá mais do que isso?
- Parece -me que dá...Ainda não experimentei gritar mas tenho a certeza que sou capaz de dar um grito que se ouve de mais longe!
- Então porque falas tão baixo?
- chiuu(muito baixinho)...É por causa do homem. se ele soubesse que nós mexemos!..tu já pensaste a sério a este respeito? um dia, sem querer tu julgas que o homem não está aqui e ele está a ver-te! que horror!! nem quero pensar!!
- Ora!! Mesmo que o homem me visse a mexer, julgava que era um sonho..não acreditava.
- Não é tanto assim!..Tu é que não sabes o que se passa!Há dias, o homem estava todo bem disposto, chamou a mulher dele e disse-lhe a apontar para mim: Não achas que ela - era eu - tem cara de quem está à espera de que a gente não esteje a ver para se pôr à sua vontade? Os filhos deles também já andam desconfiados..e agora, em vez de irem brinca como dantes, vão-se pôr à espreita ali, daquele canto, à espera que qualquer um de nós se mexa..
- Seja quem for, se vir um boneco a mexer.se sozinho, julga que é um sonho..e não acredita!!
- Faz como quizeres:a mim é que eles não me hão-de ver nunca a mexer sozinha!
- Tu és medrosa!
- pois sou...
- Ma eu já fui espreitar ..não está ninguém aqui ao pé.
- Tens a certeza?
- Sim, tenho a certeza! Foram todos juntos p`rá cidade.
- Logo hoje por infelicidade, a filha não me quis levar com ela! quando está contente leva-me sempre na algibeira do casaco..
- já por várias vezes fomos os dois juntos dentro da mesma algibeira!..
- É verdade!..Nesse tempo ão sabia que tu eras como eu..
- É verdade!..nem eu!..e podiamos ter falado tanto, dento da algibeira!..fartei-me de puxar por ti!..
- Eu não sabia que eras tu!
- Era eu !
- Porque não me disseste ao ouvido?
- Eu não sabia que ouvias!
- Pois ouvia!





obras completas de Almada Negreiros

Sem comentários: